MARCO ZERO ESTRADA REAL

MARCO ZERO DA ESTRADA REAL

MARCO ZERO DA ESTRADA REAL é um monumento localizado no km 1 da AMG 430,  no município de Santa Cruz de Minas, ao lado da Cachoeira de Bom Despacho, entre Tiradentes e São João del-Rei.

Trata-se de um Marco comemorativo em homenagem a parceria que foi feita com o Ministério do Turismo para a sinalização turística do Eixo Principal da Estrada Real.

Embora a cidade de Paraty e Ouro Preto estejam nas extremidades deste caminho, para o Instituto da Estrada Real isto não significa início de trajeto. Portanto, o único Marco Zero da Estrada Real é o de Santa Cruz de Minas.


Localizado entre São João del-Rei e Tiradentes, bem à margem direita do Rio das Mortes, Santa Cruz de Minas é o menor e um dos mais novos municípios do Brasil.

O pequeno distrito emancipado em 1995 possui apenas 3 km². Turistas que visitam a região vão à cidade a procura de seu artesanato e dos móveis em estilo colonial feitos com madeira de demolição. Santa Cruz de Minas fica a 147 Km de Belo Horizonte e se destaca pelo turismo ecológico.



A Serra São José agrega um terço do território de Santa Cruz de Minas e a Cachoeira Bom Despacho é um dos pontos turísticos mais visitados por turistas e moradores da região, principalmente durante o verão.

Localização do MARCO ZERO da Estrada Real em Santa Cruz de Minas
entre as cidades de São João del-Rei e Tiradentes