MARCOS DA ESTRADA REAL

Marco da Estrada Real
 Os marcos da Estrada Real estão situados no eixo principal do destino. Isso significa que estão ao longo do traçado dos Caminhos Velho, Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu.


Estão presentes sempre que há pontos de bifurcação ou em locais que geram dúvida para o viajante sobre o caminho a ser seguido. O viajante tem que seguir pelo caminho que o marco está, por exemplo: Num caso de uma bifurcação, se o marco estiver na esquerda da via é para seguir à esquerda.
Atenção! A ponta do marco não indica a direção que é para você seguir e sim o local que o marco está. Como em todas as bifurcações existe um marco, caso você veja uma sem, siga na principal, mas se na próxima também não tiver, principalmente se ela gerar duvida, é bem provável que você esteja errado.



São raras as bifurcações sem marcos. Na sua viagem, estranhe se você andar mais de 2 km sem ver um marco, principalmente em trechos com muitas bifurcações. Adote essa informação como referência para saber se você está no caminho certo da Estrada Real.

Como a manutenção dos marcos é por conta das prefeituras, alguns podem estar em cobertos por vegetação alta, mais um motivo para ficar atento nas planilhas de navegação.



Os marcos são construídos em concreto. Em todos eles há o traçado da Estrada Real e a indicação “Você está aqui”, mostrando a localização geográfica do lugar. Abaixo, fica instalada uma placa triangular com informações históricas sobre o local, as coordenadas geográficas (latitude e longitude exatas) além das indicações das cidades mais próximas.

Existe uma numeração no final da placa triangular que você encontrará nas planilhas de navegação para saber em qual marco você está.
Fonte: Instituto da Estrada Real